O IV Encontro de Investidores da Diáspora teve lugar entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Viseu. A iniciativa, promovida pelo Secretário de Estado das Comunidades, é uma organização conjunta do GAID – Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, tendo como entidade parceira a Entidade Regional de Turismo do Centro. Um encontro que contou com a participação da Madeira, através do Governo Regional.

A iniciativa anual pretendeu, “reforçar e afirmar uma visão mais integrada do valor que os investidores da Diáspora representam e a sua importância estratégica na modernização e desenvolvimento das regiões e do tecido empresarial português”, num mundo cada vez mais globalizado, competitivo, inovador e exigente.

Outro objetivo destes encontros é “facilitar o estabelecimento de redes de contacto entre os empresários portugueses no estrangeiro e aqueles que exercem a sua atividade em Portugal, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou de parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para a partilha de experiências e de boas práticas”.

O programa oficial do encontro arrancou dia 12 de dezembro, às 17:30, com a Receção de boas vindas nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Viseu. No dia 13, a sessão de abertura pelas 9:30 e contou com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A conferência de abertura ficou a cargo do antigo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

Durante os dois dias de trabalho, houve sessões de apresentação sobre “As políticas, mecanismos e medidas de apoio ao investimento e à internacionalização na perspetiva da Diáspora”, “Debate: a operacionalização das políticas e o esclarecimento de questões práticas”, “As Regiões Autónomas e a Diáspora”, “As Experiências e as Oportunidades”, “Uma Perspetiva – Empreendedorismo Jovem da Diáspora”, “Um Setor – Agroalimentar”, “Uma Região – Região Centro na promoção do empreendedorismo das Comunidades Portuguesas”, com participação de, além dos dois ministros, 7 secretários de Estado, responsáveis dos governos regionais dos Açores e Madeira, bem como de representantes de vários organismos nacionais.

 O Governo Regional da Madeira foi representado pelo Senhor Secretário Regional da Economia, Dr. Rui Barreto, que interveio na sessão “As Regiões Autónomas e a Diáspora”, bem como pela Diretora da Invest Madeira, Dra. Filipa Ferreira.

As atividades deste encontro decorram no pavilhão multiusos, na cidade de Viseu.

Pin It on Pinterest