Alimentaria 2024

O secretário regional de Economia, Mar ePescas, Rui Barreto, diz que a economia da Região está forte, não apenas no plano interno,como no mercado internacional.

Rui Barreto, que falava à margem da feira‘Alimentária 2024’, que está a decorrer em Barcelona, referiu que para estecrescimento tem sido também importante a presença de empresas e empresáriosregionais nos eventos promocionais da marca Madeira desenvolvidos pela InvestMadeira dentro e fora do país.

A feira contou, esta segunda-feira, com a visita oficial de Filipe VI, Rei de Espanha,na abertura do certame.

Esta feira é, no seu entender,uma grande oportunidade para as empresas regionais. Pois, tal como afirmou, aAlimentária 2024, que decorre desde segunda-feira e se prolonga atéquinta-feira, deverá atrair, nesta edição, mais de 100 mil visitantes ao longodestes quatro dias, por onde devem passar também vários membros do governo eimprensa espanhola.

Esta é, acrescenta o secretário regionalcom a pasta da Economia, “a prova de que nós estamos fortes dentro e fora daregião, com uma participação pioneira, porque é a primeira vez que trazemosempresas madeirenses a este certame, o que demonstra que, de facto, a Economiaestá a crescer de forma consistente”.

As empresas, conforme sublinhou RuiBarreto, “mantêm a confiança e querem crescer, mas crescer para fora, não é sóno mercado interno. E esta é uma oportunidade de facto destas empresas poderemexpandir os seus negócios de poderem chegar mais além, de poderem vender etambém de fazerem parcerias para o futuro”.

A mesma opinião manifestou, igualmente,Filipa Ferreira, gestora executiva da Invest Madeira, que começou por lembrarque “desde 2018, a Invest Madeira tem tido um papel fundamental em alavancar asempresas regionais para o mercado nacional e internacional”.

Conforme referiu, “ao longo destes anos,20 empresas da área agroalimentar para estes certames que participamos. É umaaposta ganha. As empresas, além de terem grandes contactos nestas feiras,porque aparecem pessoas de toda a parte do mundo, fico muito feliz por ver queas empresas têm aumentado a exportação e isso traduz-se em valor acrescentadopara as empresas”.

Este é, segundo Filipa Ferreira, “umcaminho que o Governo Regional tem feito e bem, porque a marca Madeira é umamarca que é já reconhecida internacionalmente. Os produtos da Madeira sãoprodutos de nicho, produtos de grande qualidade e queremos continuar a fazereste trabalho, queremos continuar a abrir novos mercados para as nossasempresas, queremos que as empresas cresçam. Mas, também aproveitamos aparticipação nestas feiras para tentarmos conseguir que empresas novas queiraminvestir também na Madeira”.

Neste sentido, remata a responsável pelaInvest Madeira, “acreditamos que as empresas estão com o Governo Regional,manifestam o seu interesse, logo os términus das feiras, o que para nóssignifica que o trabalho do Governo Regional tem sido sempre a crescer e osresultados são, claramente, positivos, com as repetidas participações destasempresas”.

Em seu entender, “ao virmos todos ganhamosmais, o facto de termos sempre um stand próprio nas feiras com o nome daMadeira acrescenta valor e as pessoas que nos visitam já vêm mesmo à procurados produtos da Madeira. Por isso, acho que devemos continuar sempre a fazereste trabalho, sempre a puxar pelas empresas da Madeira, sempre com algunsapoios para as empresas da Madeira, porque elas têm mostrado que são capazes decrescer e são capazes de conhecer e enfrentar novos mercados e abrir portaspara os nossos produtos com a marca Madeira”.

Além do secretário regional da Economia,Mar e Pesca, e da gestora executiva da Invest Madeira, estão presentes nesteevento o presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), DuarteFreitas, o presidente da Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta, bemcomo representantes das empresas Chábom, Ilhopan, Sweets & Sugar e Empresade Cervejas da Madeira.

Gustavo Coelho, director de exportação daEmpresas de Cervejas da Madeira, adianta que a participação nesta feira éfundamental e vai ao encontro daquela que tem sido a aposta da empresa naexportação. Considera, por isso, que esta presença na Alimentária 2024constitui uma oportunidade para prosseguir e consolidar a estratégia deexpansão das suas marcas por todo o mundo.

Conforme referiu, este tipo de feiras é umveículo privilegiado para a promoção dos produtos regionais, elogiando, porisso, o papel que a Invest Madeira tem desempenhado, que “tem sido uma ajudafundamental no desenvolvimento da estratégia, não só da presença física emfeiras, como também toda a envolvência e acompanhamento prestado às empresas,que se têm mostrado frutuosos”.

Teresa Carvalho, em representação daIlhopan, disse que o ‘feed-back’ que tem registado nesta feira tem sidobastante positivo. Tal como afirmou, “estar neste tipo de feiras é sempreimportante, porque nos permite consolidar os atuais mercados, bem como adquiriroutros. Por isso, todos os anos fazemos sempre questão e estar semprepresentes. No ano passado, conseguimos alcançar o mercardo dos Estados Unidos,bem como o mercado francês. Este ano, esperamos chegar a outros mercados quepossam estar disponíveis”.

Tiago Rodrigues, diretor comercial daSweets & Sugar, diz que para a empresa, cuja fábrica está instalada na ZonaFranca e se dedica à produção de rebuçados e caramelos, é muito importante estapresença em Barcelona, porque permite “encontrar novos clientes em Espanha enão só, porque vêm aqui muitos visitantes de diferentes países”.

Para Tiago Rodrigues, seria bom que, emEspanha, tivéssemos um alcance maior, com maior distribuição, tanto no mercadotradicional, como nos hiper e supermercados, pelo que a participação nestafeira constitui uma excelente oportunidade para podermos aumentar as vendas,com várias reuniões agendadas”.

Júlio Pereira, da Chábom, considera que aparticipação da empresa neste evento é de extrema importância, porque, destaforma, podem participar, em parceria com a Invest Madeira, criando “sinergiascom outras empresas e, ao mesmo tempo, todos juntos, trazendo a marca Madeira,porque ela junta tem mais força”.

Em sua opinião, a marca Madeira é, segundoJúlio Pereira, “uma bandeira de venda e temos sentido isso. Quando as pessoasveem a marca Madeira, as cores da Madeira, reagem bem, não só no mercadonacional, como no mercado internacional. O que é uma mais-valia para nós”

Fonte da Notícia: DN

https://www.dnoticias.pt/2024/3/19/398329-economia-da-regiao-esta-forte-diz-rui-barreto/